Notícias Técnicas

Mercado financeiro MELHORA previsão para a ECONOMIA ainda neste ano

O mercado melhorou a previsão da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. As estimativas para a economia brasileira fazem parte do boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (1º) pelo Banco Central.

Os analistas do mercado reduziram a previsão de inflação para este ano, de 7,3% para 7,15%. Pela quinta semana consecutiva, os economistas indicaram melhora nas previsões para a economia brasileira.

A diminuição na perspectiva de inflação acompanha o corte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre produtos essenciais — como energia elétrica e combustíveis.

Apesar desta revisão pelo mercado, a previsão de inflação para 2022 continua acima da meta definida pela Conselho Monetário Internacional (CMN).

Neste ano, o centro da meta de inflação é de 3,50% — com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o IPCA no período pode oscilar entre 2% e 5%.

para 2023, houve uma piora na previsão de inflação, de 5,30% para 5,33%. No próximo ano, o centro da meta de inflação é de 3,25%. Também há a mesma margem de tolerância de 1,5 p.p.

Estimativa do mercado para a taxa de juros

Como forma de controlar a inflação, o Banco Central tende a aumentar a taxa básica de juros da economia, a Selic. Os economistas preveem que o indicador encerrará 2022 em 13,75% ao ano.

Atualmente, a Selic está em 13,25% ao ano. Nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) estabelecerá a nova taxa de juros. O aumento deve ser de 0,25 p.p. ou 0,50 p.p.

Já para o final de 2023, o mercado reajustou para cima a estimativa da taxa de juros, de 10,75% ao ano para 11,00% ao ano. De qualquer modo, a previsão é de que a Selic ficará abaixo do nível atual.

Previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia

Os economistas aumentaram a previsão de crescimento do PIB neste ano, de 1,93% para 1,97%. O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e tem a função de medir o desenvolvimento da economia local.

Apesar disso, o mercado estima crescimento menor da economia no próximo ano. Para 2023, a estimativa para o PIB caiu de 0,49% para 0,40%.

Compartilhar

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday