Notícias Empresariais

Inteligência Artificial contribui na geração de empregos

Artigo do presidente do Sebrae Nacional destaca os pontos positivos da IA para os pequenos negócios

Os pequenos negócios podem se beneficiar com a Inteligência Artificial (IA), seja no campo social ou econômico. O mundo vive uma nova perspectiva com a IA, que promete transformar profundamente o modo como a sociedade se relaciona com os mais diferentes aspectos da vida prática. A estimativa do Fórum Econômico Mundial é que o impacto econômico da Inteligência Artificial até 2040 seja de US$ 4,4 trilhões. No dia a dia do brasileiro, ela vem sendo incorporada na saúde, no transporte, na educação e na rotina das empresas.

Na Medicina, a IA é vista como aliada para salvar vidas, já que consegue aumentar a segurança e reduzir possíveis erros. No Judiciário, vem sendo apontada como o instrumento que dará mais agilidade na tramitação dos processos e na resolução de litígios, permitido a automatização de informações e dados.

O certo é que a Inteligência Artificial representa uma quebra de paradigma e está moldando a nova economia global, transformando o mercado de trabalho e facilitando experiências nas relações sociais e nos setores econômicos.
Como uma avalanche, a IA está cooptando o que vê pela frente. Os pequenos negócios podem ganhar vantagens competitivas com essa tecnologia, que tem como conceito o entendimento baseado na imitação da inteligência humana e o processo de aprendizado humano em máquinas. Uma tecnologia que pode ser utilizada para o bem ou para o mal. Caberá ao ser humano fazer o correto uso da ferramenta com o objetivo de impactar a vida da população que ainda sofre com as desigualdades, permitindo a efetivação dos direitos fundamentais consagrados na nossa Constituição.

Nas empresas, a Inteligência Artificial associada à Inteligência Competitiva gera saltos significativos na otimização da gestão, permitindo a redução de custos e mais qualidade para o cidadão consumidor. São transformações que devem ser incorporadas e que gerarão resultados ao fim do mês: empresas com mais lucro e, consequentemente, gerando mais empregos e renda.

Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

O Sebrae compreende que essa estratégia não é exclusiva das grandes corporações, sendo fundamental também para os pequenos negócios. A Inteligência Competitiva funciona como uma estratégia capaz de gerar o crescimento empresarial por meio de decisões embasadas em dados sólidos, que pode fazer uso da Inteligência Artificial.
Acreditamos que as micro e pequenas empresas guiadas por um planejamento estratégico, visão de futuro e missão clara podem prosperar, ajustando suas ações com a bússola da inteligência competitiva para atingir os objetivos estabelecidos e contribuir também com o aumento da produtividade da própria economia brasileira, em que elas representam cerca de 95% de todos os negócios.

É preciso trabalhar diante dessa nova realidade, pois a IA vai gerar transformações significativas em escalas e em diversos setores sociais. Os empreendedores precisam acompanhar essas discussões e incorporar a ferramenta em suas rotinas em benefício da empresa e da sociedade. O Sebrae está preparado para apoiar os empreendedores para o mundo da Inteligência Artificial. Todos ganham!

Compartilhar

× Como posso te ajudar?